Ortodontia

O que é um aparelho de ortodontia ou aparelho dentário?




O aparelho ortodôntico ou aparelho de correcção é um dispositivo utilizado pelos médicos dentistas, ortodontistas, nos pacientes com o objectivo de alinhar e corrigir dentes. A finalidade do tratamento é não só estético como funcional.
Com o tratamento ortodôntico , os dentes ficam esteticamente  bonitos e a boca saudável.

O que é a ortodontia ?
A ortodontia é uma das especialidades da medicina dentária. Corrige e previne a posição dos dentes. A ortodontia faz a profilaxia , o diagnóstico e o tratamento dos problemas ocasionados por dentes que não se articulam de maneira satisfatória, quer em termos de mastigação como também estéticos.
O objectivo da ortodontia é o de criar harmonia ,estética e funcionalidade.

ortodontia

Tipo de aparelhos dentários:



Aparelho dentário fixo : São unidos aos dentes com substâncias adesivas adequadas. O paciente não o pode retirar tal como o nome indica. Os bráquetes podem ser de metal, plástico ou ainda de cerâmica. Os aparelhos fixos são ainda compostos por tubos e anéis. Os bráquetes, os tubos e os anéis suportam o arco metálico. Este arco metálico é responsável pelo movimento dos dentes durante o tratamento.
O ortodontista pode movimentar os dentes através de dobras no fio para encontrar a posição ideal de cada dente. Cada caso é um caso individual e único.

Aparelho dentário removível : Estes aparelhos tal como o nome indica não são colados aos dentes. Geralmente são fixados aos dentes por grampos.
Estes aparelhos apresentam resultados satisfatórios se o paciente colaborar e for assíduo  nas consultas.
Actualmente existe um novo sistema de aparelhos removíveis, o Invisalign. Este aparelho movimenta apenas dentes e é uma alternativa estética para o tratamento da ortodontia.

Aparelho dentário de contenção : Concluído o tratamento de ortodontia é necessário utilizar durante algum tempo um outro dispositivo para manter os dentes nas suas posições. O objectivo de este aparelho dentário é conter os dentes e manter  depois de feita a devida correcção pelo médico dentista. Ou seja, apesar do tratamento ortodôntico os dentes têm tendência a mover-se e para que isso não aconteça, o aparelho de contenção deve ser usado durante o tempo necessário e recomendado pelo médico.
A contenção móvel é utilizada durante a noite. A contenção rígida é colada na parte detrás dos dentes.
A opção de utilizar aparelhos dentários móveis ou fixos é escolhida e analisada de acordo com o caso.

   1. Aparelhos dentários de contenção convencionais - São geralmente os mais utilizados. São feitos de um material especial acrílico e metal.
   2. Aparelhos dentários de contenção invisíveis - São feitos de um material plástico e quase transparente. A sua utilização é por vezes imperceptível.

Leia mais sobre aparelhos dentários em Lisboa, Setúbal ou Porto....